top of page

Cosméticos artesanais e cosméticos D.I.Y.

Atualizado: 21 de jul. de 2020

Hoje, o consumidor busca saber o que está consumindo. Por isso, procurar no rótulo de um produto a sua composição é uma tendência e já virou rotina para muita gente. Mas na maioria das vezes, a pessoa se depara com um monte de letrinhas miúdas e nomes complexos... E no caso dos cosméticos, os nomes são difíceis mesmo, porque precisam seguir uma legislação internacional e o consumidor curioso fica numa situação difícil.

  Para complicar ainda mais, existem na internet vários textos com informações equivocadas, que tem servido apenas para gerar desconfiança e receio de, ao utilizar produtos cosméticos, estar trazendo algum dano à saúde e ao meio ambiente.

  Além disso, está crescendo o número de pessoas que tem se dedicado a produção de cosméticos artesanais e a cosmética D.I.Y. ("faça você mesmo"). Nesse mercado, muitos têm procurado estudar um pouco mais a fundo, outros simplesmente repetem aquilo que leem em blogs, sem se preocupar se o conteúdo daquela postagem está correto e se os ingredientes (e suas quantidades) das "receitas" são de alguma forma prejudiciais a saúde. E nesse mundo já me deparei com informações absurdas e que acabam sendo reproduzidas por estarem associadas ao conceito natural, artesanal, ou saudável.

  Particularmente, eu sou adepta ao D.I.Y. e faço cosméticos artesanais. Acredito que não seja mais possível barrar o crescimento dessa área, porque é uma tendência mundial, por mais que muitos queiram que isso aconteça. Mas sou crítica ao uso indiscriminado do termo "natural" e a produção artesanal sem cuidado e estudo.

  Então, meu objetivo é colaborar com essa área difundindo conhecimento, para que os interessados em seguir por esse caminho façam de maneira correta, sem prejudicar a si mesmo e ao próximo. Para isso, resolvi utilizar esse espaço para falar um pouco sobre os tipos de preparações cosméticas, seus componentes e suas funções da forma mais simples possível. Minha intenção é trazer um pouco de informação consistente àqueles que estão tentando produzir cosméticos de maneira séria e também àqueles que apenas querem saber com mais detalhes aquilo que estão consumindo.


bottom of page