top of page

Uma breve história da evolução dos cosméticos

Atualizado: 21 de jul. de 2020

Hoje em dia, para a maioria das pessoas, é simplesmente impossível imaginar a vida sem cosméticos. Quase todo mundo, independente da classe social, tem em casa diferentes tipos de produtos cosméticos para fins diversos. São sabonetes, shampoos, hidratantes, perfumes... E usar esses produtos já faz parte da rotina.

  Vamos, então, fazer uma rápida passagem pela história desses produtos que estão tão presentes no nosso dia a dia.

Um pouquinho de história...

  Sabe-se que o homem pré-histórico, provavelmente com o objetivo de se camuflar e se proteger de outros humanos e animais, já pintava e tatuava o corpo usando produtos extraídos da natureza. Mas foi no Egito que se encontrou os primeiros verdadeiros indícios de cuidados com o corpo. Achados arqueológicos mostraram que os egípcios foram os primeiros a utilizar os cosméticos no cuidado pessoal.

  Os gregos e os romanos também apresentavam grande preocupação com a higiene. No mundo greco-romano, o banho fazia parte da cultura e era realizado de forma coletiva, em termas, para possibilitar o cuidado com o corpo. Esses locais eram frequentados por homens e as mulheres se cuidavam em casa.

  Já na Idade Média, o banho e consequentemente a higiene pessoal era considerado prejudicial e associado ao paganismo. Tomava-se banho somente duas, ou três vezes ao ano. Com isso, as pessoas viviam cheias de pulgas, piolhos e cheiravam mal. Então, na Idade das Trevas, o cosmético desapareceu completamente, retornando somente com as Cruzadas, que trouxeram do oriente alguns produtos e hábitos de higiene e beleza.

  Durante o Renascimento, os cosméticos começaram a ressurgir com a Itália e a França despontando como produtores, principalmente de perfumes, já que a falta de higiene se mantinha, sendo esses produtos destinados a mascarar o mau odor corporal.

  No século XIX, o uso de cosméticos já era bem comum, mas os mesmos ainda eram feitos em casa.

  Somente no século XX a produção caseira foi substituída pela em maior escala. E nesse século a evolução dos cosméticos se dá de forma acentuada. Os produtos de higiene pessoal se tornam mais acessíveis, eficientes e compatíveis com a pele, além de ocorrer o desenvolvimento de produtos importantes como os filtros solares.

  Nas últimas décadas do século XX surgem os dermocosméticos, termo destinado aos produtos com ingredientes ativos, como alfa hidroxi ácidos, vitaminas e enzimas, carreados ou não por sistemas especiais como lipossomas, ciclodextrinas, nanopartículas e alguns polímeros. Assim, além de limpar e perfumar, os cosméticos passam a ter função de tratamento e seu uso passa a ser recomendado por dermatologistas.

  Atualmente, muitos consideram como tendência o desenvolvimento de cosméticos naturais, orgânicos e biotecnológicos, que sejam menos agressivos a pele e ao meio ambiente. Ou seja, de tempos em tempos, novos produtos e conceitos aparecem para enriquecer de alguma forma a indústria da beleza.

  Assim pode-se dizer que a evolução dos cosméticos segue, de alguma forma, evolução humana e acompanhou o desenvolvimento tecnológico que ocorreu nas últimas décadas. Mas já se pode observar o surgimento de um certo resgate das antigas tradições com a cosmética D.I.Y ("faça você mesmo") e o aumento da procura por cosméticos naturais.

  Estamos agora vivendo um momento onde é importante buscar um ponto de equilíbrio entre o natural e o tecnológico. Muitos acreditam que cosméticos naturais são aqueles que trazem mais benefícios a pele, enquanto periodicamente surgem novos princípios ativos tecnológicos que propagandeiam rejuvenescimento entre outras promessas. Acredito que não se pode deixar de lado o que a tecnologia tem a oferecer e também, nem tudo que é natural é inofencivo para o organismo. Mas não se pode abandonar todo conhecimento que essa maravilhosa área adquiriu ao longo da história. Então, vamos ponderar e buscar o que há de melhor na natureza e na tecnologia sem esquecer de cuidar do meio ambiente , afinal equilíbrio é tudo.

Referências: http://www.cosmeticaemfoco.com.br/2016/08/historia-dos-cosmeticos-da-antiguidade-ao-seculo-xix.html http://www.cosmeticaemfoco.com.br/2016/08/historia-dos-cosmeticos-da-modernidade-ao-seculo-xxi.html https://www.portaleducacao.com.br/estetica/artigos/52025/conheca-a-historia-dos-cosmeticos http://www.crq4.org.br/historiadoscosmeticosquimicaviva

bottom of page