top of page

Preparações cosméticas para cabelo

Atualizado: 21 de jul. de 2020


Ao comprar um produto para os cabelos, o consumidor deseja resolver tanto problemas capilares de origem dermatológica, como também problemas capilares estéticos. Queda de cabelo e seborréia, muitas vezes, exigem tratamento médico, pois sua causa pode ser alguma enfermidade interna, ou dermatológica. Já os problemas estéticos, como os causados pelo meio ambiente (sol, chuva, poeira), por produtos químicos (alisamentos, coloração), pelo uso excessivo de secador de cabelo, chapinha podem ser resolvidos, ou minimizados pelos produtos cosméticos.

  Então, quando se fala de produtos para higiene e tratamento capilar, espera-se muito: condicionamento, restauração do cabelo danificado, controle da caspa, da queda de cabelo e do excesso de oleosidade. Mas o emprego de produtos capilares inadequados, ou de baixa qualidade, podem criar problemas ao invés de solucioná-los. Um exemplo é o uso de shampoos extremamente desengordurantes por pessoas com cabelo oleoso. Esse desengorduramento excessivo provoca um efeito rebote, ou seja, produção de uma oleosidade ainda maior pelo couro cabeludo como proteção ao dano causado, levando a formação da seborréia verdadeira.

  Assim, para se ter um bom produto capilar é preciso selecionar cuidadosamente os produtos responsáveis pela limpeza dos cabelos, para que eles limpem sem retirar em excesso a oleosidade e também garantam o condicionamento dos fios. Isso não é possível com o uso de um único componente e sim com a combinação equilibrada de vários.

  A princípio, as preparações destinadas para o cuidado dos cabelos incluíam, shampoos e condicionadores. Hoje, se observa uma gama imensa de produtos capilares que incluem shampoos, condicionadores, cremes para pentear, fluidos e sprays de silicones, pomadas e muitos outros.

Para não ficar perdido diante de tantos produtos disponíveis no mercado, basta ter em mente que o mais importante é utilizar um bom shampoo e condicionador. Os outros produtos devem complementares, ou seja, não irão corrigir os prejuízos causados pelo uso de um shampoo e condicionador inadequado.

bottom of page