top of page

Patchouli

Atualizado: 13 de mai. de 2022

Patchouli, patchouly, pachouli ou ainda oriza no Brasil, é um arbusto perene, que cresce até uma altura de um metro, com folhas perfumadas, aveludadas e flores brancas com um toque arroxeado.


Pogostemon cablin, muito cultivada na Indonésia, é a espécie mais comum, da qual é obtido por destilação a vapor das folhas secas o óleo essencial de Patchouli, um líquido viscoso laranja escuro ou de cor acastanhada, que possui um odor extremamente rico.


As folhas de patchouli entraram no mercado europeu na primeira metade do século XIX e o seu aroma se popularizou tanto que em 1875 seu óleo essencial já se encontrava mencionado em pequena monografia sobre constituintes de plantas, onde algumas informações sobre sua composição e odor foram descritas.


Na década de 60 e 70 o óleo de patchouli se tornou muito popular entre os devotos do estilo de vida hippie e apesar do seu aroma estar associado comumente à produtos e estilo de vida alternativo, o patchuli tem uma vasta utilização na perfumaria moderna. Faz parte de cerca de um terço dos perfumes produzidos atualmente.


Quando recém destilado, o aroma do óleo essencial pode ser bastante cru, mas com o passar do tempo, apresenta-se mais rico, doce e almiscarado. Possui um odor amadeirado terroso único e difícil de substituir. Por isso é considerado um dos constituintes aromáticos mais importantes disponíveis para o perfumista. Seu odor é descrito como terroso, doce-herbáceo, aromático-especiado, amadeirado-balsâmico e canforáceo.


O aroma do patchouli é forte e mesmo sendo tido como agressivo por algumas pessoas, para outras é considerado relaxante. É um aroma muito tradicional e tem sido utilizado durante séculos na perfumaria, atuando como fixador pelo seu caráter persistente e duradouro.


Referências:


van Beek, TA, Joulain D. The essential oil of patchouli, Pogostemon cablin: A review. Flavour Fragr J. 2018; 33: 6-51. https://doi.org/10.1002/ffj.3418


Patchouli. Wikipédia, a enciclopédia livre. Retrieved 16:11, dezembro 3, 2021 from https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Patchouli&oldid=62533436.

bottom of page